terça-feira, 25 de dezembro de 2007

MMA - Judo em Acção!!!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Leticia Ribeiro - Uma relevância no Jiu-Jitsu Brasileiro

sábado, 22 de dezembro de 2007

Estágio "JudoNeve 2007"



A 24ª edição do Estágio de Inverno "JudoNeve 2007" realizou-se entre 17 e 20 de Dezembro em Idanha-a-Nova.
Este evento faz parte do calendário de actividades da Associação Distrital de Judo de CBranco, cujo objectivo da sua realização foi sobretudo juntar as Selecções Distritais, realizando um trabalho mais sistematizado e de acordo com os vários escalões etários de Juvenis a Séniores.
Estiveram presentes nesta acção judocas pertencentes à Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco, Escola 2/3 do Paúl, Grupo Vitória de Santo António da Covilhã, Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova e os convidados Universidade Lusófona e Colégio Moderno de Lisboa.
Esta concentração promoveu treinos bi-diários realizados no pavilhão da escola, várias actividades lúdicas no Hotel Estrela de Idanha-a-Nova, onde os atletas ficaram alojados e uma visita ao Centro Cultural Raiano.
Os responsáveis técnicos foram parte dos professores / treinadores pertencentes ao Conselho Técnico Associativo nomeadamente Jorge Fernandes, José Melo, André Duarte, Nuno Mateus e António Moraes, sendo o prelector principal Rui Rosa que orientou até à muito pouco tempo a Selecção Nacional Sénior Masculina.
A preparação para as competições do próximo ano foi o mote principal, sendo no entanto transmitidas várias situações técnico-competitivas, enriquecendo assim a formação dos intervenientes.
A ocupação dos tempos livres de uma forma salutar, foi preenchida com mais actividades físicas, nomeadamente corrida, jogos (polidesportivo), patinagem, mini-golf e ginásio, usufruindo os judocas ainda de vários serviços do Hotel como snooker, internet, piscina, etc.
Nesta concentração de inverno continua a "mística do frio" sempre presente, tal como aconteceu em anos anteriores na Serra da Estrela, pois para além das actividades continua a haver um grande envolvimento e proximidade entre os atletas, ficando já no ar a edição do próximo ano e a sugestão de alguns atletas para a duração ultrapassar os 4 dias.
O evento contou com a colaboração imprescíndivel da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Clube Raia Aventura e Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco que sem o seu apoio a 24ª edição não teria o mesmo sucesso.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Filosofia - Partida da Meta

Acredito que o treinamento físico pode ensinar lições valiosas para o sucesso na vida. Não é só a força física que você adquire na academia que faz isto, mas também as habilidades mentais que você desenvolve pondo seu corpo à prova. Outro dia percebi que não faltei mais de três dias seguidos de treino físico nos últimos vinte anos! Isto não só significa que passei os dois últimos decênios sentindo bastante dor, como diz que boa parte do que sou, física e mentalmente, foi construída na academia e no dojô. Por estar no meio da ginástica por tanto tempo, notei que é justamente o começo que faz muita gente parar. O que quero dizer é que a maioria das pessoas sabe o que devia estar fazendo (como exercitar-se, comer direito, dormir bastante); só que estas pessoas nunca tomam a iniciativa de começar a fazê-lo. Conforme aprendi, os seus pensamentos só lhe dizem o que você quer, mas os seus atos lhe dizem o que você alcançará. A primeira lição de hoje é que, das duas coisas que você precisa fazer para ter sucesso em qualquer coisa na vida (seja treinamento, luta, trabalho, relacionamentos), a primeira é começar.Curiosamente, vi muitos atletas irem e virem nesses anos, e pouquíssimos foram fiéis ao caminho que haviam estabelecido para alcançar aquilo que queriam. Muitos atletas, mesmo quando logram começar algo, falham em divisar os benefícios de longo prazo daquilo que estão fazendo. Isto nos leva à segunda coisa que você sempre deve fazer para ter êxito: terminar.Começar e terminar algo pode soar fácil em princípio, mas pense em tudo que você já quis alcançar mas não levou adiante (pode ser exercitar-se diariamente, perder gordura, parar de fumar, tocar um instrumento, conquistar uma faixa preta, etc.). Garanto que a lista é mais longa do que você gostaria que fosse. Sei o que você está pensando agora: “Não consigo me manter motivado”, ou “Preciso de alguma ajuda para dar continuidade a meus projetos”. É isto que o artigo deste mês está aqui para fazer. Você aprenderá que conhecimento não é poder – o conhecimento só é poderoso quando se lança mão de uma ação consistente para arrimá-lo. Se você nunca começa ou termina o treinamento que venho delineando na GRACIE Magazine nos últimos anos, esse conhecimento é inútil. Por isto este artigo serve para relembrar os leitores de voltarem à linha – isto é, à academia ou tatame.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Homenagem a Ryan Gracie

O Adeus - Ryan Gracie - Alguns dos seus melhores momentos!






Fotos retiradas do site http://www.graciemag.com/?c=153

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Ryan Gracie - Faleceu




Uma notícia que abala o mundo das lutas. O faixa-preta Ryan Gracie, 33 anos, foi encontrado morto na cela onde estava preso em uma delegacia em São Paulo após ter sido acusado de tentativa de roubo de carro ontem na capital paulista. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Ryan estava sozinho na cela. O GRACIEMAG.com se solidariza com a família Gracie e deve voltar em breve com mais informações sobre a morte de Ryan.De acordo com o site G1, Ryan foi encaminhado para o 91º DP, após ter realizado exame toxicológico no IML central por volta das 2h30. Ele chegou à delegacia da Vila Leopoldina às 3h. Segundo a delegada de plantão do 15º Distrito Policial Daniella Ranna, onde foi registrado o boletim de ocorrência do atleta por roubar um carro e tentar roubar uma moto, ele foi encaminhado para o 91º DP porque o local é uma delegacia de trânsito. De lá, ele seriam encaminhado para o local “mais indicado”.
De acordo com a SSP, por volta das 7h, quando os policiais da delegacia foram fazer a revista nas celas dos presos, encontraram o lutador caído em um canto. Eles entraram e verificaram que ele estava morto. Por volta das 10h, peritos do IML já estavam no local para fazer os exames necessários e encaminhar o corpo para o instituto."


domingo, 16 de dezembro de 2007

Técnica - Wanderlei Silva




Click nas imagens para ampliar

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Exames de Judo

Decorreu dia 12/12/2007 pelas 19:30h exames de graduação para a camada mais jovem do clube Vitória de Santo António da Covilhã. Exames esses que tiveram a aprovação do nosso Mestre José Melo.
Parabéns aos novos graduados!!!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Estágio de Reciclagem de treinadores


Decorreu em Coimbra, 8 e 9 de Dezembro, um estágio de Reciclagem de Treinadores de Judo, tendo sido o formador da acção o Sr. Marc Alexandre, grande judoca francês; Campeão Olímpico em Seoul, Vice Campeão do Mundo em 1987, Campeão da Europa em 1984, treinador da Equipa Francesa de Judo nos Jogos Olímpicos de Atlanta e Seoul.
Foram várias horas no tapete com um homem brilhante que nos explicou o modo como pensa que se deve transferir, para uma linguagem pedagógica, bases fundamentais do Judo, extremamente importantes para o desenvolvimento dum judo correcto nos jovens, explicando através da sua experiência de competição como se poderá chegar à aplicação eficaz da técnica, através do estudo de técnicas utilizadas em competição, tanto no solo como em pé. Exprimiu também a opinião de que, para ele, a luta no solo não deve ser levada para segundo plano dado que é tão rica como a luta em pé, e que a mesma não exclui a luta em pé.
Da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco estiveram presentes três elementos: Mestre Melo, André Duarte e Bruno Torres. Foi uma jornada um pouco intensa, mas valeu a pena.

Exame para 3º Dan - Parabéns Mestre Melo





No passado dia 09 de Dezembro, três Judocas do Distrito de Castelo Branco deslocaram-se a Coimbra para participarem no exame para 3º Dan do Judoca Mestre Melo. Como uke's do respectivo exame estiveram presentes André Duarte e Bruno Torres. Tendo o Judoca Mestre Melo superado o exame com um resultado satisfatório. Acrescentar que um dos membros do júri foi o Grande Mestre Kiyoshi Kobayashi.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Técnica - As melhores de Minotauro



Click nas imagens para ampliar

Técnica - As melhores de Minotauro



Click nas imagens para ampliar

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Mestre Hélio Gracie - Entrevista




Click nas imagens para ampliar

Técnica - Passagem para as costas terminando com Mata-Leão





Click nas imagens para ampliar

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Técnica-Passagem de guarda terminando com estrangulamento



Click nas imagens para ampliar

domingo, 2 de dezembro de 2007

História do Jiu-Jitsu Brasileiro em Portugal

O Jiu-jitsu chegou a Portugal em 1996 pelas mãos do professor Lauro Figueiroa, que foi com o objetivo de difundir o Jiu-Jitsu Gracie. Apesar de pouco ou quase nenhum recurso, conseguiu angariar bastantes alunos.
Em 1997 foi quando se realizou o primeiro capeonato da modalidade, realizado dentro da discoteca Bafureira Beach Club (antigo Scala), em S.Pedro do Estoril. Em 1998, o professor Lauro em conjunto com o Grupo SuperStar promoveu o primeiro confronto de Vale-tudo em Portugal, entre o o próprio professor, representando o Jiu-Jitsu e o Mestre Pichote, representando a Capoeira (Luta demonstração). Em 2000, houve a disputa do primeiro Cinturão português de Vale-tudo, entre o Lauro, contra o tricampeão Francês de Free-Fight, Eurico Soares. Luta vencida por Lauro por nocaute aos 30 segundos do primeiro round. Compareceram ao evento mais de 4.000.
Em 2001, em viagem ao Rio de Janeiro, o Lauro recebeu o convite do Grande Mestre Carlos Gracie Jr. para representar oficialmente a família Gracie em Portugal. Em 2002, devido ao grande crescimento do Jiu-jitsu em Portugal e à imigração de muitos professores de Jiu-jitsu, Lauro funda a Associação Luso-Brasileira de Jiu-Jitsu e realiza a 25 de abril deste ano o 1o Campeonato Nacional de Jiu-jitsu Brasileiro. Neste mesmo ano o Profº Lauro F. organiza e prepara a primeira seleção portuguesa de Jiu-jitsu, que viaja com ele para o Campeonato Mundial no Rio de Janeiro - Brasil, trazendo como resultado uma medalha de prata da atleta Carolina Prado e um quarto lugar. Em 2003, novamente o professor Lauro leva uma delegação portuguesa para o Campeonato Mundial no Rio de Janeiro - Brasil, trazendo mais uma medalha de prata da atleta Carolina Prado e no mesmo ano no Campeonato Master e Senior leva atletas onde conquintam uma medalha de ouro e outra de bronze.
Em 2004, a Associação Luso-Brasileira de Jiu-Jitsu dirigida pelo professor Lauro, em parceria com a Conderação Brasileira e a Federação Internacional de Jiu-jitsu, realiza o 1o Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu da historia e com grande sucesso conseguem a participação de atletas de mais de dez paises oriundos não só da Europa, como também das Américas e da Ásia.
Neste mesmo ano, Lauro passa a representar a International Budo Union e recebe o cargo de delegado para todo Brasil a convite do Grande Mestre Pedro Dabauza, nono dan de Jiu-jitsu tradicional.
Atualmente o Jiu-jitsu está espalhado por Portugal por conta de muitos alunos formados para o ensino do Jiu-Jitsu brasileiro, entre outros professores que imigraram.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Treino no tapete particular da Covilhã dia 27/11/07

Notícia do Campeonato da Figueira da Foz



Desporto
Jiu-jitsu brasileiro
Lutadores marcam pontos
Três praticantes de jiu-jitsu brasileiro marcaram presença no 2º campeonato da Figueira da Foz, que decorreu a 9 de Setembro. Bruno Torres, André Duarte e Jorge Teodoro constituíram a equipa do Vitória de Santo António (Covilhã) e assinaram uma boa presença.
André Duarte alcançou a final da sua categoria, depois de aí ter chegado com uma boa prestação técnico/táctica. Teodoro realizou um combate muito técnico, que foi fechado nos segundos finais pelo adversário, que viria a tornar-se campeão da categoria. Já Bruno Torres realizou, segundo os técnicos da modalidade, “uma das mais bonitas lutas do evento, com várias situações de ataque e contra-ataque”, tendo perdido a finalização nos instantes finais, quando tinha o combate aparentemente controlado.
“A prestação da equipa foi bastante positiva e deixa boas indicações para o campeonato nacional”, que se realiza em Dezembro, destacaram os praticantes.

Autor: Artur Jorge Santos Mota Saraiva
19-09-2007 18:01:50

 
© 2007 Template feito por Templates para Você