domingo, 2 de dezembro de 2007

História do Jiu-Jitsu Brasileiro em Portugal

O Jiu-jitsu chegou a Portugal em 1996 pelas mãos do professor Lauro Figueiroa, que foi com o objetivo de difundir o Jiu-Jitsu Gracie. Apesar de pouco ou quase nenhum recurso, conseguiu angariar bastantes alunos.
Em 1997 foi quando se realizou o primeiro capeonato da modalidade, realizado dentro da discoteca Bafureira Beach Club (antigo Scala), em S.Pedro do Estoril. Em 1998, o professor Lauro em conjunto com o Grupo SuperStar promoveu o primeiro confronto de Vale-tudo em Portugal, entre o o próprio professor, representando o Jiu-Jitsu e o Mestre Pichote, representando a Capoeira (Luta demonstração). Em 2000, houve a disputa do primeiro Cinturão português de Vale-tudo, entre o Lauro, contra o tricampeão Francês de Free-Fight, Eurico Soares. Luta vencida por Lauro por nocaute aos 30 segundos do primeiro round. Compareceram ao evento mais de 4.000.
Em 2001, em viagem ao Rio de Janeiro, o Lauro recebeu o convite do Grande Mestre Carlos Gracie Jr. para representar oficialmente a família Gracie em Portugal. Em 2002, devido ao grande crescimento do Jiu-jitsu em Portugal e à imigração de muitos professores de Jiu-jitsu, Lauro funda a Associação Luso-Brasileira de Jiu-Jitsu e realiza a 25 de abril deste ano o 1o Campeonato Nacional de Jiu-jitsu Brasileiro. Neste mesmo ano o Profº Lauro F. organiza e prepara a primeira seleção portuguesa de Jiu-jitsu, que viaja com ele para o Campeonato Mundial no Rio de Janeiro - Brasil, trazendo como resultado uma medalha de prata da atleta Carolina Prado e um quarto lugar. Em 2003, novamente o professor Lauro leva uma delegação portuguesa para o Campeonato Mundial no Rio de Janeiro - Brasil, trazendo mais uma medalha de prata da atleta Carolina Prado e no mesmo ano no Campeonato Master e Senior leva atletas onde conquintam uma medalha de ouro e outra de bronze.
Em 2004, a Associação Luso-Brasileira de Jiu-Jitsu dirigida pelo professor Lauro, em parceria com a Conderação Brasileira e a Federação Internacional de Jiu-jitsu, realiza o 1o Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu da historia e com grande sucesso conseguem a participação de atletas de mais de dez paises oriundos não só da Europa, como também das Américas e da Ásia.
Neste mesmo ano, Lauro passa a representar a International Budo Union e recebe o cargo de delegado para todo Brasil a convite do Grande Mestre Pedro Dabauza, nono dan de Jiu-jitsu tradicional.
Atualmente o Jiu-jitsu está espalhado por Portugal por conta de muitos alunos formados para o ensino do Jiu-Jitsu brasileiro, entre outros professores que imigraram.

9 comentários:

Anônimo disse...

o "Jiu-Jitsu chegou a Portugal pelas mãos do Mestre Lauro Figueiroa".... até pode ser .... Mas esses brasileiros têm cá uma lata. Conheço esse gaijo e é dos melhores a difundir o dinheiro dos portugueses... pode ser bom na sua aréA mas é o seu dever deve ter começado a fazer jiu-jitsu ainda andava de bola em bola do pai estes brasileiros sÓ sabem sambar cantar praticar ESPORT ou DIFUNDIR O DINHEIRO DOS PORTUGUESES .... ABRAM OS OLHOS O OUE MAIS PRÁ AÍ hÁ SÃO PORTUGUESES BONS NO JIU-JITSU..... E ESSE PICHOTE O NOME CAÍ-LHE QUE NEM UMA LUVA ...
O JIU-JITSU PORTUGUES É QUE É BOM .
ABRAÇO.

Anônimo disse...

Concordo completamente. Alias, ainda ontem a noite quando estava a regressar a casa tropecei num objecto, quando olhei para trás a pensar que era uma pedra ou qualquer lixo que estava no chão (Visto em Portugal não porem caixotes do lixo sempre a mão quando precisamos deles, portanto a malta como desenrascados que somos deitamos tudo para o chão ) qual não foi o meu espanto quando vi que era um “ PORTUGUESE BON NO JIU-JITSU” é que são tantos que já andam por aí aos pontapés.

Mas concordo principalmente com a visão economista deste nosso anónimo amigo (salazar sei que es tu hihihi), estes brasileiros quais Robins dos bosques são é bons para “DIFUNDIR O DINHEIRO DOS PORTUGUESES “ a crise meus amigos não são os juros altos, nem os impostos, não, são os brasileiros que andam a difundir o dinheiro dos portugueses. Alias depois da china, índia, Rússia o brasil é a economia que mais cresce muito a custa dos professores de JJB que andam aí a “difundir” o dinheiro dos portugueses. Eu acho que depois do fado, do Luís figo, e do zé povinho (para quem não sabe é aquele moço que cruza os braços nas típicas tascas portugueses ) o Jiu jitsu português já é uma mais valia internacional. JT

Bruno Torres disse...

Meus amigos eu como administrador deste blog não me meto nestas GUERRAS aqui!!! Obrigado pela compreensão!

Anônimo disse...

Qual é sua academia para pegar voçê e encher sua cara de porrada seu anônimo frouxo, se calhar nem uma posição sabe fazer voçê é burro

Anônimo disse...

Qualquer dia as crianças de portugal vão começar a ter logo na escola primária como disciplina obrigatória o jiu-jitsu... dada claro por um professor brasileiro. nos dias de hoje ainda podem escolher judo, karaté, Kun-fu.... mas daqui a um anito é obrigatório o jiujitsu. os professores das outras artes se forem brasileiros bom dá-se o jeito porque tem umas bases os portugueses é melhor começarem a praticar jiujitsu enquanto é tempo senão tão .....quanto aos pais é melhor pouparem porque os professores vão receber do estado mas vão sempre pedir uns troquitos aos pais : "cara isto tá muito dificiu é kimono, é o cinto do kimono, é o tatami.....
abraço.

Anônimo disse...

esta historia do bjj em portugal é falsa. Verdade que o lauro fi dos primeiros, mas em nenhuma altura o lauro foi da gracie barra ou representante desta e segundo: o auro organizou o europeu????? hahahahaha quem organiza desde o inicio o europeu em portugal, é a CBJJ em parceria com a FPJJB. Voçês a venderem banha de cobra são os maiores...

Anônimo disse...

Essa história do campeonato europeu é muito engraçada. A FP deve ter graves problemas em saber quais são na realidade os países da europa. Como é possível participarem nesse tal campeonato atletas brasileiros? na realidade se o Lauro organizasse esse evento tal absurdo não aconteceria.
Afinal parece que os interesses monetários estão do lado da dita federação.

Unknown disse...

meu nome é Ronaldo,tenho 41 anos de idade e conheci a arte suave de verdade quando comecei a treinar as pouco mais de um mês.e não pretendo parar tão cedo.

Anônimo disse...

De suave o jiu jitsu tem pouco... a começar pelo armlog voador!!!

 
© 2007 Template feito por Templates para Você